Propaganda do governo dobra em período eleitoral

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, durante a campanha eleitoral de 2010, a Presidência da República repassou o dobro de recursos publicitários para rádios, TVs e jornais quando comparados ao mesmo período no ano de 2009.

Entre os meses de julho e outubro do último ano, 2.921 veículos de comunicação receberam pagamentos da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). No mesmo espaço de tempo, em 2009, 1.492 veículos foram contemplados com a verba federal.

O jornal paulista explicou que o levantamento foi feito de acordo com os contratos firmados entre a Secom e as agências publicitárias. Apenas para efeito de comparação, vale dizer que, entre janeiro de 2009 e julho de 2010, a média trimestral de veículos que receberam recursos financeiros da Secom foi de 1.148 – levando-se em conta rádios, TVs e jornais. Por outro lado, no trimestre anterior às eleições – compreendido entre os meses de julho e setembro do ano passado, esta média subiu para 2.637 veículos.

Avaliando agora os números referentes aos quatro primeiros meses do governo Dilma, o que se vê é uma queda brusca. De janeiro a abril de 2011 somente 844 meios de comunicação obtiveram a verba publicitária.

A Secom possui o terceiro maior orçamento de publicidade do governo (R$ 150 milhões), perdendo apenas para a Petrobrás e a Caixa Econômica Federal e empatando com o Banco do Brasil. Três agências publicitárias respondem pela divisão do montante da Secom: Matisse, Propeg e 141 Soho Square.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s