Estudo associa aumento do risco de obesidade à cesárea

Uma pesquisa organizada pela USP de Ribeirão Preto e publicada no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o risco de ficar obeso na idade adulta é 58% superior para quem nasce de cesárea em relação aos nascidos de parto normal. O estudo acompanhou 2.057 pessoas no nascimento e aos 25 anos de idade.

Uma das hipóteses estudadas pelos cientistas que conduziram o trabalho aponta para o fato de que, na cesárea, o bebê não entra em contato com a flora vaginal da mãe, ao contrário do que ocorre no parto natural. De acordo com os especialistas a falta deste contato pode afetar a formação da flora intestinal facilitando assim uma propensão futura para a obesidade.

Outros estudos já haviam provado que as crianças que tinham menor parcela de bactérias “boas” para a flora intestinal no primeiro ano de vida se tornariam obesas aos sete anos de idade. Diante deste cenário, os pesquisadores da USP resolveram avaliar este aspecto em adultos.

Um grupo de nascidos em 1978, cujos dados de parto haviam sido registrados, foi convocado para uma nova avaliação feita entre 2002 e 2004. Os jovens na faixa etária entre 23 e 25 anos foram pesados e preencheram um questionário sobre atividades físicas e alimentação, entre outros temas.

No grupo dos que nasceram de cesárea, 15,2% apresentaram índice de massa corpórea acima de 30, que já indica obesidade. Entre os nascidos de parto normal, 10,4% eram obesos.

A próxima parte do estudo pretende investigar a flora intestinal de bebês nascidos de parto cesariano. Para isso, estão sendo coletadas fezes de bebês que atualmente têm um ano de idade.

Para o pediatra e nutrólogo da Unifesp, Fábio Ancona, o resultado do levantamento serve como um alerta , porque o Brasil é “recordista” de cesáreas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s