Google e Facebook podem ser processados por quebra de patente

O Google e o Facebook não terão vida fácil na justiça tão cedo. Os dois gigantes da Internet estão às voltas com a acusação de que violaram a patente adqurida pela empresa nova iorquina, Wireless Ink, responsável pelo serviço de Winksite. O processo legal diz respeito a um software que possibilita aos usuários participar de redes sociais por intermédio de seus telefones.

De acordo com as notícias mais recentes, a Wireless Ink  poderá apresentar queixas contra os serviços Google Buzz e Facebook Mobile, que teriam infringido sua patente em outubro de 2009. A decisão foi tornada pública nesta sexta-feira (27/05) pelo juiz de Manhattan, Kevin Castel.

Serviço do Google está na mira da justiça dos EUA

A patente diz respeito a um método para auxiliar os novos usuários de celulares a criar sites móveis que outros usuários possam acessar em seus telefones. A Wireless Ink busca agora a suspensão da violação alegada e compensações pelos danos. Até o momento nem a companhia, que se diz prejudicada, nem as autoridades do Google e do Facebook quiseram comentar o assunto.

Uma reivindicação, apresentada em dezembro último, dá conta de que a aplicação da Wireless Ink pela patente de número 983 se tornou pública em janeiro de 2004.

A empresa afirmou que isso aconteceu três anos antes do Facebook, rede social mais popular do mundo, lançar seu primeiro site móvel, e seis anos antes de o Google inaugurar o Buzz para competir com o Facebook.

De acordo com dados da Wireless Ink o Winksite tem mais de 78 mil usuários cadastrados. Por outro lado, o Facebook Mobile conta com dezenas de milhares de usuários. Já a Google Buzz teria conseguido nos dois primeiros dias após o lançamento do serviço, segundo sua empresa controladora, dezenas de milhares de acessos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s