Brasileiro começa a ver a cor do dinheiro

O jornal carioca Extra publicou hoje (30/05) uma matéria de capa bastante informativa e, ao mesmo tempo, preocupante. De acordo com o noticioso desde o dia 1º de janeiro até ontem (29/05), o brasileiro trabalhou para pagar seus tributos – sejam eles impostos, taxas ou mesmo contribuições.

Depois de quatro meses e 29 dias, o brasileiro começa a saber exatamente o que é ganhar dinheiro

De maneira criativa e irreverente, a versão impressa do Extra destacou o início do ano novo. Se pensarmos do ponto de vista daquilo que pagamos para ser revertido em melhorias públicas (aliás, em muitos dos casos, estas benfeitorias ficam bem aquém do prometido), o jornal está corretíssimo em sua observação.

Os dados constam do estudo “Os dias trabalhados para pagar tributos – 2011”, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Embora não estejamos acostumados a observar a sobrecarga tributária em nosso cotidiano, ao acordar e escovar os dentes, já se paga 34% de tributo. Ao longo do dia, contribuímos de outras inúmeras formas através do pagamento de outros impostos.

Até mesmo, na hora em que vamos nos deitar, o nosso confortável cobertor pode ser considerado um verdadeiro sugador de tributos. Somente este item para cama, é responsável por recolher 26,05% em impostos do valor que desembolsamos para adquiri-lo nas lojas.

Entre os principais devoradores de nossos suados orçamentos estão o Imposto de Renda de Pessoa Física, a contribuição previdenciária e as contribuições sindicais. Além disso, ainda pagamos a tributação sobre o consumo. Onde isso vai parar? Esta é a pergunta que nossos vários governos, das mais diversas posições políticas, não conseguem responder há décadas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s