UFRJ unifica vestibular com Enem

De acordo com informações do jornal O Globo, o Conselho Universitário (Consuni), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aprovou hoje (30/06), a proposta do reitor Aloísio Teixeira que determina que a totalidade das vagas do vestibular 2012 seja preenchida pelo Enem 2011 – via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Conselho também estabeleceu que a reserva de vagas destinadas para alunos de escolas públicas irá aumentar dos atuais 20% para 30%. A condição imposta para que se obtenha o benefício é o limite de um salário mínimo (R$ 545) para a renda familiar per capita.

No entender do coordenador de comunicação do Diretório Central de Estudantes da UFRJ (DCE Mario Prata) e conselheiro do Consuni, Tadeu Alencar, a adesão total ao Sisu foi precipitada, se levados em conta os problemas dos últimos anos. Por outro lado, o crescimento da cota destinada a mais um tipo de ação afirmativa é positivo e deve ser comemorado.

“Votamos contra a adesão total. Porém, propomos a reserva de vagas de 50% para egressos de escolas públicas. A proposta da Reitoria era 20%, pressionamos, e conseguimos 30%. Somos contra o vestibular tradicional da UFRJ, é um funil muito ruim, mas o Enem/Sisu também não é o modelo ideal. É precipitado dar todas as vagas para o Enem/Sisu, ainda mais pelo histórico de problemas”, explicou.

No último vestibular, a UFRJ disponibilizou 9.060 vagas. Destas, 40% foram preenchidas pelo método tradicional, 40% através do Sisu e os 20% restantes pelo mesmo Sisu, mas para candidatos que optaram pelo sistema de cotas.

Em 2011, o Enem está previsto para ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro. A prova possui 180 questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada prova possui 45 itens. Além de todas estas questões, o candidato ao exame do ensino médio deve compor uma redação.

A divulgação dos resultados preliminares será no dia 4 de dezembro. Já o resultado final, com a correção das redações, está previsto para janeiro de 2012.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s