Globo recusa proposta da Universal para transmitir cultos durante a madrugada

Emissora carioca já havia sido procurada pela IURD em 2009. Na época, a Igreja de Edir Macedo também não conseguiu concretizar a negociação

A Rede Globo recusou uma nova oferta da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), propriedade de Edir Macedo – que também é dono da Rede Record – para exibir programas religiosos de madrugada. De acordo com informações do Portal Comunique-se, a diferença é que, desta vez, a proposta não tinha valores pré-determinados, deixando a critério da emissora carioca a decisão de quanto gostaria de receber para tal.

Segundo a coluna Radar, do jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, a Globo se justificou dizendo que a venda de espaços na programação para terceiros é vedada pela legislação brasileira.

A IURD tem sido alvo de investigações por superfaturamento desde que firmou parceria com a Rede Record e passou a utilizar espaços da grade de programação da emissora. Em junho foi divulgado balanço da rede televisiva administrada por Edir Macedo no qual consta que a Universal paga R$ 42 milhões mensais para poder exibir seus cultos em cadeia nacional. Este valor é mais de cinco vezes o que se costuma ver no mercado.

Vale lembrar que, por ser tida como uma instituição religiosa, a IURD se vê livre do pagamento de impostos e não fornece uma declaração precisa do valor em dinheiro recolhido nos templos. Daí veio a suspeita, pois a elevada injeção de capital investido na Rede Record beneficia diretamente os negócios de um dono em comum, Edir Macedo. Opositores do bispo acusam-no de embolsar dinheiro dos fiéis fazendo uso de sua emissora de TV como laranja.

A coluna de Lauro Jardim lembra ainda que Edir Macedo responde a um processo aberto com o intuito de investigar tais transações suspeitas que envolvem suas duas entidades.

Corujão valorizado

No ano de 2009, a Rede Globo já havia dado uma resposta negativa a uma oferta apresentada pela IURD. Naquela época, a emissora carioca pediu R$ 545,3 milhões mensais pelo horário da madrugada a Universal. A Igreja aceitou as condições da Globo, mas quando as duas instituições estavam próximas de fechar o contrato, a emissora de Roberto Marinho desistiu do negócio encerrando assim as conversas entre as partes.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s