Steve Jobs não dirige mais a Apple

Steve Jobs foi o fundador da Apple e desde que voltou à empresa conseguiu torná-la a maior organização de capital aberto do mundo

O presidente da Apple, Steve Jobs, anunciou nesta quarta-feira (24/08) que não irá mais continuar a frente da empresa. Tim Cook, vice-presidente operacional, exercerá o cargo de CEO da organização. Cook já havia dirigido a Apple nas vezes em que Jobs se ausentou por licença médica. A saída do atual presidente foi comunicada através de carta e assinada pelo próprio Jobs (leia a íntegra abaixo).

“Ao Conselho de Administração a à comunidade da Apple

Eu sempre afirmei que se chegasse o dia em que eu não fosse mais capaz de cumprir minhas obrigações e expectativas como CEO da Apple, eu seria o primeiro a informá-los disso. Infelizmente, este dia chegou.

Neste momento eu abdico do cargo de CEO da Apple. Eu gostaria de servir, se o conselho assim achar compatível, como presidente do conselho, diretor e empregado da Apple.

Em relação ao meu sucessor, eu recomendo fortemente que nós executemos nosso plano de sucessão e que Tim Cook seja nomeado CEO da Apple.

Acredito que os dias mais inovadores e brilhantes da Apple estão adiante. E espero assistir e contribuir para este sucesso em uma nova função.

Fiz alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple, e agradeço a todos vocês pelos muitos anos conseguindo trabalhar ao seu lado.

Steve”

Jobs foi o fundador da Apple e voltou a dirigi-la em 1997, após ter deixado a empresa em 1985. Em agosto de 2004, o então CEO de uma das maiores companhias do mundo se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno no pâncreas. Em 2009 e no início deste ano, o executivo teve que se ausentar de suas atividades por motivos de saúde. Quando reassumiu a empresa em 1997, Steve Jobs encontrou uma empresa à beira da falência, levando-a num período de menos de 15 anos, a se tornar a maior companhia de capital aberto do mundo.

Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

