Teles negociam adiamento de 4G no Brasil

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou, recentemente, que um possível adiamento do leilão da faixa de 2,5 gigahertz (GHz) – direcionada aos celulares 4G – só se tornará viável se as grandes empresas de telecomunicações, interessadas na postergação do prazo, conseguirem convencer a presidente Dilma Rousseff. Por enquanto, a licitação segue prevista para abril de 2012.

“Não queremos só arrecadar. Queremos serviço de qualidade, cobertura e prazo para funcionar”, esclareceu Bernardo / Imagem: extraída do blog "Link", do Estado de S. Paulo

O pedido de adiamento por parte das superteles residiria no fato destas companhias estarem com dificuldades para bancar um alto preço cobrado pela licença de operação da faixa 4G, já que, segundo alguns executivos envolvidos nas negociações, estas empresas ainda estariam realizando investimentos volumosos nas redes de 3G.

Entretanto, o ministro acenou com a possibilidade de o leilão privilegiar o prazo para a implantação das redes e a cobertura oferecida pelas teles, não se restringindo ao preço. “Não queremos só arrecadar. Queremos serviço de qualidade, cobertura e prazo para funcionar. Não adianta arrecadar um dinheirão se o serviço não for oferecido para a população”, esclareceu Bernardo.

O ministro afirmou também que o governo estuda a proposta de licitar a faixa de 450 megahertz (MHz) – voltada para Internet rural via rádio – em outro leilão, agendado para ocorrer na mesma data. Mesmo assim, Bernardo não descartou a possibilidade de vincular as duas faixas em um único processo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s