Cristo Redentor comemora 80 anos com uma série de homenagens

A data será lembrada com uma grande festa no Aterro do Flamengo

O Rio de Janeiro amanheceu em festa. Nesta quarta-feira, 12 de outubro, o Cristo Redentor, completa 80 anos de idade. A data será comemorada com uma grande festa no Aterro do Flamengo, mais precisamente, no Monumento dos Pracinhas. A festa promete. Afinal são mais de 30 atrações musicais. A organização do evento espera que cerca de 50.000 pessoas compareçam ao local para celebrar a data.

O foco dos principais artistas convidados estará na Bossa Nova, que tantas vezes cantou o Rio e, consequentemente, o Cristo, eleito em uma votação recente como uma das novas maravilhas mundiais.

O Show da Paz está programado para começar às 18h e contará com expoentes da música como a cantora de jazz norte-americana, Stacey Kent; os sambistas Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Alexandre Pires; e ainda, ritimistas da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Também farão parte do evento, cantores e compositores como Leila Pinheiro, Miúcha, Elba Ramalho, Fernanda Abreu, Thaís Gulin, Roberto Menescal, Marcos Valle e Sandy. O padre Omar Raposo cantará e tocará piano.

Os organizadores pediram para que o público vá vestido de branco e leve isqueiros e celulares para serem acesos nos momentos de celebração.

Festejos começaram bem cedo

No próprio monumento, a manhã foi de muitas celebrações. Por volta das 10h teve início missa celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta. Desde as 8h os visitantes que passam pelo local recebem a benção do vigário episcopal da região do Centro, padre José Landares. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, participou do parabéns ao monumento. Um bolo de oito metros foi oferecido aos fiéis que visitavam o local.

Por volta das 10h teve início missa celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, também participou da cerimônia

A estátua de 38 metros de altura, situada no famoso Morro do Corcovado, a 710 metros do nível do mar, pesa 1,14 toneladas de concreto e é revestida por pequenos triângulos de pedra-sabão. A famosa imagem do Cristo de braços abertos é considerada pelos cariocas uma das principais marcas da hospitalidade de seu povo.

Símbolo máximo do encontro de todas as crenças locais, o Cristo Redentor foi inaugurado num longínquo 12 de outubro de 1931, pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. A ideia da estátua tal qual se encontra atualmente foi concebida pelo engenheiro e escultor carioca Heitor da Silva Costa e, posteriormente, aprimorada com a colaboração de diversos artistas. No primeiro projeto, imaginado para ocupar o ponto mais alto do Morro do Corcovado, o Cristo Redentor teria um globo terrestre na mão direita e uma cruz na esquerda.

Com os festejos de hoje, a população carioca, e até mesmo a brasileira – esta última, no dia de sua padroeira, Nossa Senhora de Aparecida – procuram elevar orações aos céus, cada um ao seu jeito, porém todos com uma mesma finalidade: pedir a paz necessária para seguir em frente. Depois de tantos problemas, principalmente relacionados à violência que não tem dado trégua aos moradores de uma das cidades mais belas do mundo, os cariocas vivem, junto com este aniversário de 80 anos do Cristo, a expectativa de dias melhores na preparação do município e, até mesmo do estado, para grandes eventos que estão por vir, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A famosa imagem do Cristo de braços abertos é considerada pelos cariocas uma das principais marcas da hospitalidade de seu povo

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s