Gisele segue no ar

O governo federal optou por não recorrer da decisão do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) que decidiu manter um polêmico comercial de TV com Gisele Bundchen. Procurando se esquivar da derrota vergonhosa que sofreu no Conselho, a Secretaria de Políticas para as Mulheres se manifestou por meio de uma nota oficial. A declaração tem a clara necessidade de não dar o braço a torcer quanto a sua nítida falta de tato com o tema e, principalmente, colocar uma pedra sobre o assunto.

“A Secretaria avaliou hoje que o fato do Conar ter levado a representação a julgamento em seu Conselho de Ética já representou um importante avanço”.

Convenhamos, julgar o caso não é avanço nem aqui nem na China. Afinal, ao longo do ano, o Conar avalia centenas de representações e essa é apenas mais uma na multidão. O que houve, de fato, foi um constrangimento por parte da Secretaria de Políticas para as Mulheres que percebeu o quão retrógrado foi o argumento que utilizou para vetar o anúncio com a modelo.

Secretaria optou por não recorrer da decisão do Conar que decidiu manter um polêmico comercial de TV com Gisele Bundchen

Como tudo começou

Toda a polêmica teve início quando a ministra-chefe do órgão governamental, Iriny Lopes, resolveu mover uma ação contra uma propaganda da lingerie Hope. No entendimento da ministra, o anúncio reforçaria o “estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido”, ignorando “os grandes avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas”.

Para o Conar, que arquivou hoje (13/10), por unanimidade, o processo que requeria a suspensão do comercial com Gisele Bundchen, a campanha publicitária pode continuar no ar sem qualquer tipo de censura.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s