Em lista com 61 países, Brasil é o 14º entre os que concedem maior número de dias úteis de férias remuneradas

No Brasil, estudo anotou 11 feriados nacionais, o que dá ao brasileiro a possibilidade de folgar 33 dias úteis por ano

Uma pesquisa realizada com 61 países pela consultoria Mercer coloca o Brasil como 14º colocado entre as nações que oferecem mais dias de férias remuneradas a seus trabalhadores. Segundo o levantamento da Mercer, as empresas brasileiras ou que atuam no País estabelecem 30 dias corridos de descanso remunerado, sendo que 22 destes dias são considerados úteis.

No ranking que lista o número de dias úteis dedicados às férias asseguradas por lei, o Reino Unido ocupa a primeira colocação – o País concede 28 dias úteis de folga aos profissionais por ano de trabalho. Em seguida aparecem a Polônia (26 dias); Áustria, Bolívia, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Luxemburgo e Suécia (25 dias); Malta e Venezuela (24); e Hungria (23).

Juntamente com o Brasil, oferecendo o mesmo tempo de férias aos seus trabalhadores estão países como: Peru, Portugal, Espanha e Emirados Árabes Unidos.

Na outra ponta da lista, ou seja, entre as nações que menos oferecem dias de férias estão os Estados Unidos. Consta do levantamento da Mercer que não há neste País qualquer lei federal que obrigue os empregadores a conceder férias remuneradas a seus funcionários. Entretanto, na prática, o descanso pago existe. Vale destacar que as políticas adotadas pelas companhias variam muito. O mais usual é o oferecimento de três semanas de folga após cinco anos de serviços prestados.

Os países da região Ásia-Pacífico são os que oferecem menos dias de férias, de uma forma geral. Segundo o ranking da Mercer, aparecem na parte de baixo da lista Filipinas, com 5 dias de férias remuneradas, Tailândia, 6 dias, China, 10, Indonésia e Índia, 12, Vietnã, Cingapura, Paquistão e Hong Kong, 14,  e Taiwan, 15. Dentre os países da região, o que mais oferece dias e, consequentemente, se encontra melhor posicionado no ranking é o Japão – que concede 20 dias de férias aos seus trabalhadores com mais de 10 anos de serviços prestados. Por outro lado, os profissionais que estão há menos tempo no mercado costumam ter como benefício até cinco dias de folga por ano.

Utilizando outra forma de analisar a pesquisa da Mercer, se somados os feriados, os trabalhadores da Áustria e de Malta passam a ser os que mais possuem dias livres. Na Áustria, os trabalhadores têm direito a 38 dias de descanso anualmente, sendo 25 de férias e mais 13 feriados. Em Malta, são 24 dias de férias e 14 feriados.

Em contraposição, se contabilizadas todas as folgas, filipinos e canadenses são os que possuem menos dias de descanso remunerado – 20 e 19, respectivamente.

No Brasil, a Mercer anotou 11 feriados nacionais, o que dá ao brasileiro a possibilidade de folgar 33 dias úteis por ano. Mas, na prática, se um feriado cai durante as férias, ele é contabilizado como parte dela.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s