Estariam os jornais impressos com os anos contados? Para 33% dos brasileiros sim

Pessimismo na terra do Tio Sam: Nos Estados Unidos, 64% dos entrevistados acreditam no fim dos impressos até 2050

Segundo informações do Portal Comunique-se, 33% dos brasileiros acreditam que até 2050 não haverá mais jornais impressos, livros e revistas. A conclusão partiu de um estudo da OThink – consultoria estratégica de gestão de negócios. Mesmo sendo considerado um percentual elevado, pode-se dizer que a expectativa dos brasileiros é um pouco mais otimista que a dos norte-americanos. Nos Estados Unidos, 64% dos entrevistados acreditam no fim dos impressos até 2050.

O pessimismo oriundo da terra do Tio Sam talvez se justifique, em grande parte, pela derrocada nas receitas de vários jornais que por lá circulam. Um bom exemplo de que investir neste negócio nos EUA, e até mesmo no mundo, está se tornando cada vez mais complicado é o pedido de concordata da Tribune Company, dona de doze jornais.

Surpreendendo a muitos e contrariando prognósticos que entendiam que os entrevistados mais velhos poderiam ser mais conservadores e defensores da permanência dos impressos – ainda que por uma visão romântica – 42% desta parcela da população pesquisada declararam que acreditam no fim do jornal e de outras mídias impressas.

Se analisarmos por regiões, a região Nordeste (62%) é disparada a mais otimista em relação à durabilidade dos jornais. Por outro lado, na região Centro Oeste, 42% afirmaram não acreditar na extinção do conteúdo impresso.

Quanto ao nível de escolaridade a diferença não é tão grande. Se pegarmos somente os que possuem curso superior, 57% entendem que os veículos impressos terão sim vida longa. Enquanto isso, 48% dos participantes da pesquisa, sem formação superior, pensam da mesma forma.

E você, o que acha disso?

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s