Conheça as marcas que mais investem em redes sociais

Imagem extraída do site AdNews

Uma pesquisa da Miti Inteligência, divulgada pelo site Adnews, destacou as marcas que mais investem em redes sociais. O estudo mostra, por exemplo, as empresas que possuem mais seguidores no Twitter ou que escrevem mais na rede de microblogs. Além disso, o levantamento também traz dados referentes ao Facebook, Orkut e LinkedIn – outras redes sociais de grande sucesso entre o público em geral.

No caso da Claro, a união entre a marca e uma grande celebridade como Ronaldo Fenômeno se mostrou muito proveitosa. Desde maio de 2010 estampando sua imagem no Twitter da companhia, o craque parece mesmo ter ajudado – e muito – a empresa a ganhar espaço no microblog. Quando Ronaldo assumiu o perfil da operadora, a Claro contava com 33 mil seguidores; hoje, já são 2,6 milhões. Esta impressionante marca posicionou a empresa de telecomunicações muito a frente da segunda colocada (Vivo), que possui apenas 287,4 mil followers.

Em seguida, também marcaram presença nas primeiras posições da lista a também operadora de telefonia Tim, com 185,6 mil seguidores; a Sky (51 mil); a Net (30,1 mil); a Fiat (23,8 mil); o Bradesco (21,6 mil); o Itaú (20 mil); a Oi (17,7 mil) e a Volkswagen (14,2 mil).

Por outro lado, se a Claro pode se gabar de ser a primeira colocada no ranking das organizações com maiores números de seguidores, a mesma companhia se situa numa modesta nona posição, se considerada a quantidade de postagens na rede; com 4,5 mil tweets enviados. Já a Sky aparece no topo da lista, com 39,2 mil.

Na sequência figuram: Banco do Brasil (36 mil), Vivo (11,6 mil), Oi (9,9 mil), Tim (5,6 mil), Fiat (5,6 mil), Reckitt Benckiser (4,6 mil), Ambev (4,6 mil), Claro e Net (4,4 mil).

Se no Twitter, a Coca-Cola não marca presença nas primeiras colocações, na maior rede social do mundo a história é bem diferente. No Facebook, a companhia está na dianteira, pelo menos entre os maiores anunciantes brasileiros.

A multinacional de bebidas tem como estratégia manter um perfil único no site, em todos os mercados em que atua. Esta forma de atuação fez com que a multinacional, do ramo de bebidas, chegasse à incrível marca de 36,3 milhões de “Likes” – status que mostra a quantidade de pessoas que interage com a organização via Facebook.

Em relação ao Itaú, segundo colocado, com 532,7 mil pessoas que interagem com a marca, a diferença se torna ainda mais visível – o que prova que a Coca não é top of mind à toa. Na sequência aparecem: Nestlé (280 mil), Unilever (220,4 mil), Volks (203,4 mil), Claro (200 mil), Vivo (153,6 mil), Fiat (91,8 mil), Ford (71,9 mil) e Sky (70 mil) vêm depois.

Um dado interessante diz respeito à diminuição das empresas que mantém comunidades oficiais no Orkut. Das 30 organizações pesquisadas pela Miti, apenas cinco permanecem na rede social em questão. A Coca-Cola, só para variar um pouco, se destaca também como a líder no Orkut, são 1,1 milhão de membros registrados. Nas posições posteriores estão as Casas Bahia (26,6 mil), a Sky (26,4 mil), a Claro (13,2 mil) e a Net (7,2 mil).

Vale destacar que, na rede de contatos profissionais LinkedIn, o perfil de usuário é mais seleto e diferenciado; como consequência, mudam também as preferências. Neste tipo de rede social, a HP é a líder com 435,8 milhões de seguidores. Em seguida vem: P&G (144,1 mil), Unilever (135,5 mil), GM (78 mil), Ford (74,2 mil), L’Óreal (57,5 mil), Bradesco (15,1 mil), Ambev (14,5 mil), Vivo (14,2 mil) e Itaú (14,1 mil).

A pesquisa também constatou que somente o Bradesco possui conta oficial no novato Google+; embora a Coca-Cola, a Ford e a HP mantenham perfis corporativos mundiais no canal.

As empresas ainda não exploram Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs da mesma forma que atuam em Twitter e Facebook. O Flickr, por exemplo, rede para compartilhamento de fotos, é utilizado apenas pela Ambev e Coca-Cola, dentre os 30 maiores anunciantes.

Vimeo e Foursquare ainda não são utilizadas por nenhuma das empresas listadas no ranking e a postagem de informações em blogs ocorre apenas com as marcas Vivo, Claro e L’Óreal.

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Uma resposta para Conheça as marcas que mais investem em redes sociais

  1. Sonia disse:

    Oi Bruno !
    Que bom ter este blog jornalístico para nos deixar sempre bem informados.

    Sucesso pra você sempre !!!!!

    Sonia

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