Bovespa se recupera no último pregão de 2011. No ano, houve queda de 18,1%

No dia 8 de agosto, o Ibovespa atingiu o menor patamar do ano – e o mais baixo desde abril de 2009 – e fechou aos 48.668 pontos

Apesar de ser aparentemente animadora, a notícia da leve alta do Ibovespa (0,39%) – principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo – no dia de hoje (29/12), está longe de representar uma espécie de amostra de um ano bom para os negócios e transações realizados no mercado acionário brasileiro. Com um fechamento de 56.754 pontos, o volume de dinheiro movimentado ficou na casa dos R$ 5,2 bilhões, de acordo com dados preliminares do órgão.

Contrastando com o alento deste fim de mês, o ano não foi nenhum pouco bom para os negócios na Bovespa, já que a queda foi de 18,1%. Segundo levantamento da consultoria especializada Economática, esta marca representou o terceiro pior desempenho desde o início do Plano Real, nos idos de 1994.

Tomando por base este ínterim, o pior resultado registrado pela bolsa paulista foi no ano de 2008, quando a queda foi de retumbantes 41,22%. Neste ano, o mundo passava pela grave crise econômico-financeira que começou nos ditos países desenvolvidos e que, se levado em consideração aquilo que poderia ter representado em termos de impacto negativo, chegou ao Brasil como a tal “marolinha” batizada pelo ex-presidente Lula.

Dez anos antes, em tempos não menos complicados, num longínquo 1998, o Ibovespa apresentou seu segundo pior desempenho, recuando 33,46%.

Tomando por base os dados divulgados hoje pelo Boulevard Haussmann – que dão conta que o ano registrou outra marca negativa, a perda de R$ 213,6 bilhões de valor de mercado por parte das empresas – é fácil concluir que 2011 não foi nem de longe um ano satisfatório para o mercado de ações.

Para completar a preocupação dos investidores, analistas do setor financeiro advertem: a recuperação, de uma maneira mais sólida, repousa em um horizonte distante. Essa onda de pessimismo, segundo os estudiosos, é uma consequência direta do receio dos investidores em relação ao futuro da zona do euro, que vive um momento de muitas incertezas e, principalmente, quebradeiras.

“A liquidez ainda está empoçada; só deve melhorar depois do primeiro trimestre (de 2012)”, disse o responsável pelo banco de investimentos Bradesco BBI, Sérgio Clemente.

O sócio da Cultinvest, Walter Mendes, destaca que, entre os fatores que podem auxiliar a remediar o atual estado da Bovespa, está o fato de que a bolsa brasileira se encontra bastante “descontada” frente aos mercados internacionais.

“Nós estamos no meio de um ciclo de corte de juros, a economia americana está lentamente se recuperando e tenho a expectativa de que não haja ruptura na Europa nem desaceleração muito forte na Ásia”, afirmou Mendes, referindo-se à taxa Selic brasileira, que fechou este ano a 11%, depois de alcançar 12,50% em julho.

Posição incômoda

Dando continuidade às conclusões do estudo da Economática, a Bovespa ficou com a última colocação entre as seis opções de investimentos analisadas, sendo o único ativo a se desvalorizar.

O levantamento concluiu, por exemplo, que o ouro teve alta de 16,46% e, não por acaso, se tornou a melhor opção. O Dólar Ptax Venda veio em seguida, com 11,84% de valorização. Ainda segundo a Economática, a poupança teve alta de 7,5% em 2011. Esta rentabilidade, de acordo com a consultoria, já considera o fechamento anual até o dia 31 de dezembro.

As oscilações do Ibovespa ao longo do ano

Em 2011, o melhor desempenho do Ibovespa, principal indicador do mercado acionário do país, foi registrado logo no início do ano, ao fechar aos 71.632 pontos no dia 12 de janeiro – a maior cotação desde novembro de 2010.

De lá para cá, no entanto, a trajetória foi praticamente só descendente ao longo do ano, com uma ou outra variação mensal positiva.

No dia 8 de agosto, o Ibovespa atingiu o menor patamar do ano – e o mais baixo desde abril de 2009 – e fechou aos 48.668 pontos.

Com informações do Portal de Notícias G1

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s