Cerca de 500 ficam desempregados com o fechamento de dois jornais na Paraíba

A informação foi dada aos funcionários na última quarta-feira / Imagem do Blog "O Trampolim da Vitória"

Mais dois jornais fecharam as portas. Desta vez foram o Diário de Borborema, de Campina Grande (PB) e O Norte da Paraíba, de João Pessoa. A informação foi dada aos funcionários na última quarta-feira (01/02). A notícia, segundo vários integrantes das equipes dos dois periódicos, pegou a todos de surpresa. Já no dia 02/02, os jornais paraibanos não estavam mais nas bancas.

Para a diretora do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (SJPB), Simone Duarte, a decadência é fruto da falta de estrutura nas redações. “Éramos a escória da empresa, não nos viam”, comenta a jornalista, que já fez parte do Diário da Borborema. Simone disse ainda que “só trabalhavam para concorrer aos prêmios regionais da Paraíba e talvez conseguir algum reconhecimento. Ganhamos o Prêmio Esso, em 2001, de melhor capa”.

Ao ser entrevistado pela Rádio Paraíba FM, o presidente do SJPB, Rafael Freire, destacou que há tempos os veículos viam sendo sucateados pela empresa da qual faziam parte. Para completar o quadro caótico, faltavam equipamentos e os salários ficavam constantemente atrasados.

Por isso, no entendimento do presidente do SJPB, o fechamento dos jornais não pode ser tido como fruto do inesperado. Tratava-se apenas de uma questão de tempo. Ele destacou também o aspecto histórico dos dois meios de comunicação. “Há uma história construída por vários profissionais. O Norte da Paraíba tinha 103 anos de existência, enquanto o Diário da Borborema contava com 55 anos.”, explicou Freire.

O presidente do SJPB aproveitou para ressaltar que o estado da Paraíba não está preparado para absorver a demanda de cerca de 500 profissionais que estão desempregados em decorrência da extinção dos dois jornais. “O Sindicato procura fazer com que todos os direitos trabalhistas sejam garantidos e o nosso papel agora é aguardar até que todos sejam pagos”, concluiu Freire.

Com o intuito de resolver a pendência referente aos pagamentos, a diretoria do SJPB se reuniu com o chefe do Setor de Relações de Trabalho (Seret), José Cursino Raposo, e agendou uma mesa redonda entre a diretoria do Sindicato, os jornalistas demitidos e a direção dos Diários Associados, com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba (SRTE-PB). De acordo com Freire, a reunião será realizada na próxima terça (7/2), às 09h30, na sede da Superintendência.

Com informações do PB Agora e do Portal da Imprensa

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s