Um símbolo, uma polêmica

Uma unidade de atiradores do Exército dos Estados Unidos, que cumpria missão no Afeganistão, causou polêmica ao tirar uma foto, na qual uma bandeira, ao fundo, aparece com um símbolo semelhante ao da SS, tropa de elite nazista, criada por Adolf Hitler. A imagem gerou mal estar e originou diversas críticas, inclusive do próprio comando militar norte-americano.

Soldados norte-americanos, em missão no Afeganistão, tiraram uma foto com uma bandeira, ao fundo, na qual aparece um símbolo semelhante ao da SS, tropa de elite nazista, criada por Adolf Hitler / Imagem: site da revista "Veja"

Um porta-voz dos Fuzileiros Navais classificou o uso do símbolo da SS como “inaceitável” afirmando que medidas a respeito já foram tomadas. Apesar disso, a entidade não deu detalhes quanto à identidade dos soldados e às punições as quais estariam sujeitos.

A fotografia em questão foi tirada em setembro de 2010, na cidade de Sanin, no Afeganistão, e foi descoberta pelo inspetor-geral dos Fuzileiros Navais, em novembro do ano passado. De acordo com a autoridade, os militares não tinham qualquer intenção de fazer apologia ao símbolo nazista. Na verdade, o objetivo da tropa seria se identificar como scout snipers (ou “atiradores batedores”, em português). Mesmo diante da justificativa, o uso da bandeira com o SS foi considerado inapropriado e os soldados foram advertidos.

Formada em 1923 com apenas oito integrantes, a SS (Schutzstaffel, ou “Tropa de Proteção”, em português) foi abolida no mesmo ano e refundada em 1925 com a missão de fazer a proteção pessoal de Hitler e de eventos do Partido Nazista. Em 1939, a organização ganhou uma dimensão maior e passou a contar com um exército próprio. Pouco depois incorporou a Gestapo, a polícia secreta nazista, assumindo o comando dos campos de concentração.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s