Morre o cantor e compositor Pery Ribeiro

Imagem: Divulgação

Morreu nesta sexta-feira (24/02) o cantor e compositor Pery Ribeiro. O músico, que tinha 74 anos, faleceu em Niterói, região metropolitana do estado do Rio, após sofrer um infarto. “Hoje pela manhã fomos surpreendidos com esse infarto fulminante”, relatou a esposa de Pery, Ana. Segundo Ana, Pery Ribeiro estava internado há um mês no Hospital Universitário Pedro Ernesto para cuidar de uma endocardite (infecção que encobre as válvulas do coração). A alta do cantor estava programada para ocorrer ainda nesta semana.

Conhecido por ter gravado a primeira versão comercial de Garota de Ipanema, em 1963, Pery nasceu no dia 27 de outubro de 1937, iniciando sua carreira ainda muito jovem, aos 3 anos, quando dublou o anão Dengoso com a mãe, a cantora Dalva de Oliveira, no filme A Branca de Neve. Aos 5 anos, figurou no filme It’s All True (1942), película inacabada de Orson Welles, rodada no Brasil.

Mas foi no fim da década de 50 que o músico assumiu o nome artístico Pery Ribeiro, gravando em 1960 seu primeiro compacto. Posteriormente, o cantor lançou outros 12 álbuns de bossa nova. Já nos anos 70, foi a vez de Pery ‘descobrir’ o jazz e se aprofundar no estudo e na experimentação do ritmo.

Pery recebeu mais de 60 prêmios ao longo da carreira, entre eles o Troféu Roquette Pinto e o Troféu Imprensa. Teve uma breve passagem como apresentador de televisão e atuou em alguns filmes nacionais, como Fogo na Canjica (1948).

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s