Selic tem quinta queda consecutiva e chega ao patamar de um dígito

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central fez nesta quarta (07/03) o quinto corte consecutivo na taxa Selic. A queda, desta vez, foi de 0,75 ponto porcentual, levando a taxa básica de juros para 9,75% ao ano. Em agosto de 2011, a série de cortes estava em 12,50% ao ano. A marca alcançada pela Selic neste mês chegou ao patamar de um dígito, o que não acontecia desde junho de 2009. Com a resolução de hoje o BC forçou ainda mais a baixa dos juros básicos da economia, que quando teve a sua primeira queda, em agosto último, caiu 0,5 ponto porcentual.

A decisão do Copom surpreendeu boa parte dos especialistas do mercado financeiro. Segundo um levantamento do AE Projeções, serviço da Agência Estado, de um total de 75 instituições financeiras consultadas, nada menos que 72 esperavam uma queda de 0,5 ponto porcentual, duas cravaram os 0,75 e apenas uma ousou mais ao falar em corte de 1 ponto.

Vale lembrar que há pouco tempo o BC deu mostras de que poderia baixar ainda mais a Selic e levá-la ao tão sonhado nível de um dígito. A entidade só não havia se pronunciado a respeito de quando isso iria acontecer.

Para muitos, foi mais cedo que o esperado. Entretanto, para outros, ainda há espaço para manter o ciclo de quedas. O próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, que para alguns analistas tem um perfil mais cauteloso, tem dado sucessivas indicações de que o rebaixamento da taxa básica de juros pode ser sim, um caminho viável e interessante para o atual momento da economia brasileira.

A próxima reunião do Copom está programada para acontecer nos dias 17 e 18 de abril. A ata da reunião desta quarta será divulgada na quinta-feira da próxima semana (15/03).

Veja abaixo a íntegra do comunicado do Copom:

“Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 9,75% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e dois votos pela redução da taxa Selic em 0,5 p.p.”

Com informações da Agência Estado e da Época Negócios

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s