Economia brasileira apresenta pequeno recuo e deixa governo apreensivo

Estimativas divulgadas na manhã desta segunda-feira (26/03) pelo Banco Central mostraram um horizonte não muito animador para economia brasileira, pelo menos num futuro próximo. De acordo com o BC, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) – que funciona como uma espécie de prévia mensal do Produto Interno Bruto (PIB) – indicou recuo de 0,13% na comparação com dezembro.

Levando em conta o IBC-Br, que encerrou o ano passado com crescimento de 2,79%, a perspectiva dos especialistas do BC é de desaceleração. A nova projeção mostra que a economia brasileira cresceu 2,44% nos últimos 12 meses até janeiro. Algumas fontes do governo já afirmam que o crescimento de 4% em 2012, parâmetro estabelecido pela equipe do governo de Dilma, não será viável.

Avaliando o ano de 2011, o IBC-Br caminhou paralelamente ao PIB real e praticamente serviu de base para o crescimento verificado na prática. Na perspectiva de expansão econômica pontuada pelo índice, o Brasil apresentaria elevação de 2,79% no ano passado. Por outro lado, o PIB, calculado pelo IBGE, detectou aumento de 2,73%, em 2011. Conclusão: o País cresceu menos que as prévias do governo e dos analistas de mercado.

Para o mercado financeiro, o Brasil teria crescimento de 2,84%. Em contrapartida, o BC se mostrara um pouco mais otimista, cravando a elevação do PIB em 3%. Os analistas justificaram o fato inesperado ressaltando que a crise financeira internacional freou demais a economia e isso pesou nas contas.

O dado negativo observado em janeiro serve como argumento para a última decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) que optou por acelerar o ritmo de cortes na taxa básica de juros (Selic). Na reunião mais recente do colegiado, a Selic teve queda de 0,75 ponto percentual.  Desta forma, a taxa básica de juros alcançou o patamar de um dígito, estando agora em 9,75% ao ano.

O IBC-Br foi criado justamente para balizar as decisões do Comitê.

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s