Primeiro BRT do Rio será inaugurado hoje

No período de testes, a frota está programada para circular com 11 ônibus articulados, que funcionarão de segunda a domingo. Até o fim de agosto, o BRT estará funcionando 24 horas por dia com uma frota total de 91 veículos

Será inaugurado na manhã desta quarta-feira (06/06) o primeiro corredor de BRT (Bus Rapid Transit), na zona oeste do Rio de Janeiro. Na viagem inaugural estarão presentes convidados ilustres como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Estado, Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. A imprensa também participará da cerimônia de inauguração.

O BRT só será aberto ao público depois da primeira viagem. Inicialmente, apenas nove estações estarão em funcionamento no trecho que liga Guaratiba à Barra da Tijuca. São elas: Pingo d’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada.

Num primeiro momento os ônibus circularão das 10h às 15h. Os passageiros terão o direito de utilizar o BRT e um ônibus convencional pagando o preço de uma passagem de R$ 2,75, mas para isso, a integração deverá ser feita em até duas horas. Já quem precisar usar o BRT e um ônibus intermunicipal terá que desembolsar a quantia de R$ 4,95 – utilizando o Bilhete Único.

A Prefeitura já informou que, posteriormente, haverá a integração de passagens com as novas linhas que irão ser criadas e também com os trens. O prefeito Eduardo Paes disse que a primeira fase do projeto será de adaptação para os moradores do Rio, especialmente da zona oeste da cidade. Durante este período a Prefeitura irá monitorar o surgimento de possíveis falhas para corrigi-las se necessário.

“O processo será implementado aos poucos, é uma coisa nova, um momento de testes com os passageiros. É uma mudança completa na vida das pessoas”, explicou o prefeito. Paes destacou ainda que a implementação da primeira etapa da Transoeste será totalmente concluída em dois meses.

No período de testes, a frota está programada para circular com 11 ônibus articulados, que funcionarão de segunda a domingo. Até o fim de agosto, o BRT estará funcionando 24 horas por dia com uma frota total de 91 veículos, segundo informações da Prefeitura.

Os novos ônibus articulados ganharam o apelido de ligeirões. Eles irão trafegar nas vias exclusivas e, portanto, farão a viagem sem congestionamentos. Isso encurtará a viagem pela metade do tempo. O trecho Santa Cruz-Alvorada deverá ser feito em cerca de uma hora.

No mês de agosto, data da entrega da Transoeste pronta, estima-se que, no trecho Barra-Santa Cruz, que tem 40 quilômetros de extensão, 120 mil pessoas usufruam deste serviço diariamente.

Segundo o prefeito, o trecho Santa Cruz-Campo Grande, que foi incorporado ao projeto original somente no ano passado, deve ficar pronto em agosto de 2013. Com a conclusão de toda a obra, cerca de 220 mil pessoas serão beneficiadas por dia pelo corredor expresso, que contará com 56 quilômetros de extensão e 64 estações.

 

Com informações de agências de notícias

Anúncios
Esse post foi publicado em Textos do BH. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s