O autor

Meu nome é Bruno Haussmann do Nascimento Noya e sou Jornalista formado pela Faculdade Hélio Alonso (Facha). Depois disso, cursei MBA  em Gestão Empresarial na Universidade Candido Mendes. Atualmente estou fazendo Administração (na Universidade Estácio) – área pela qual me encantei durante minha pós-graduação. Natural do Rio de Janeiro, tenho 26 anos, sou sagitariano do dia 02 de dezembro e resido em Niterói (RJ).

A minha ideia de criar este blog vem da necessidade de verbalizar e compartilhar com meus visitantes meus pontos de vista sobre assuntos variados procurando sempre prestar informação de qualidade para todos que por aqui aportarem.

Pretendo aproveitar este espaço para falar sobre uma infinidade de temas que vão da política ao futebol, da música ao cinema, do humor à denúncia.

Mas muitos de vocês devem estar se perguntando o motivo pelo qual batizei este blog com o nome de Boulevard Haussmann. Vamos lá.

Há muito tempo, entre 1853 e 1870, Georges-Eugène Haussmann, comumente conhecido como Barão Haussmann, foi prefeito do Sena – região da França que abarcava entre outros departamentos Paris. Considerado por muitos um homem a frente de seu tempo, o Barão foi responsável por uma abrangente reestruturação urbana que inclui a melhora do sistema de distribuição de água, a criação de uma grande rede de esgotos e ainda, a demolição de antigas ruas, pequenos comércios e moradias antigas que serviram para orientar a Cidade das Luzes por meio de grandes avenidas e bulevares (boulevards).

Haussmann criou uma estrela de 12 avenidas que passaram a ter um ponto de encontro no Arco do Triunfo. Um desses bulevares ganhou o nome de seu responsável: Boulevard Haussmann.

As reformas do Barão do Sena foram tão importantes que repercutiram na recomposição do espaço físico do Centro da Cidade do Rio de Janeiro quando Francisco Pereira Passos foi prefeito entre os anos de 1902 e 1906. Neste período ele transformou a malha viária sob orientação do que já havia sido feito em Paris anteriormente.

Contextualizado do ponto de vista histórico e geográfico, como muitos devem ter visto, tenho a felicidade e a honra de trazer no meu nome esta descendência nobre. Oriunda mais recentemente da família de minha avó querida Theresinha Haussmann do Nascimento – falecida há pouco mais de dois meses (quanta falta ela me faz!) – o nome tem em minha geração sua representação mais nova.

A idéia de criar o Boulevard é justamente para dar a noção de que por esta via de comunicação com o mundo que estou abrindo hoje, posso alargar meus horizontes assim como Barão Haussmann fez com suas vias urbanas, expandindo meus pensamentos para além das fronteiras físicas e virtuais. Que esta avenida se abra para fazer circular todo tipo de informação que venha a acrescentar algo interessante a quem por ela transitar. Que nela também circulem os sonhos e as aspirações de pessoas que ainda pensam que é possível melhorar o mundo em que vivemos. Portanto, passeie à vontade! A seta nos indica que temos muito para conhecer no Boulevard Haussmann.

2 respostas para O autor

  1. Alessandro disse:

    Meu garoto!
    Gostei de ver!
    estou para fazer um blog para mim para tratar de cultura mas até hoje nao tive tempo. (ou ainda não foi minha prirodade)
    Acabo fazendo isso pelo twitter. E vc, tem twitter?

    Como estão as coisas?

    Vamos tentar nos encontrar agora em janeiro?
    Acabei de me lembrar que vc fez aniversário e eu ESQUECI!!

    podemos nos ver no meu, ou marcar qq coisa, que tal?
    Estou com saudades de vc!
    Mãe e pai estão bem?

    Gostei do blog, parabens!
    Investe que vale a pena.
    E o trabalho? como está?

    Bjao,
    Ale.

    • Dani disse:

      Bruninho, meu querido,

      Saudades de você! Parabéns pela iniciativa. Visitar seu Blog é sempre um prazer! Vejo você pelo Facebook ou quando nos encontrarmos pela Glória. Bjs e sucesso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s